Está Faltando Água

Na página 9 do semanário local “Impresso Catarinense”(28/12/2012), uma reportagem de página inteira aborda um problema que todo morador de Garopaba conhece de longa data: a falta d’água no verão. Inicia temporada, termina temporada de veraneio e o transtorno continua (e cada vez piora um pouco mais). O que o jornal nos traz sobre o assunto? Começa assim (fragmento do texto jornalístico): “A falta de água durante a temporada de verão: é este o problema que a Casan está tentando evitar neste ano em Garopaba”. Saindo do jornal, dos mirabolantes projetos recheados de boas intenções da Casan, a triste constatação fundamentada nos fatos: NÃO ESTÁ FUNCIONANDO.  Desde o natal, em diferentes locais do município está faltando água. Quando ela chega, já é madrugada. Em pleno verão, quem está com a casa cheia, ciceroneando os amigos que sempre marcam presença nesta época do ano, paga o pato desta situação ridícula. E nunca foi tão ruim. Incômodo para muitos moradores e turistas. Uma vez mais, a Casan dá amostra grátis de sua incapacidade de gerenciar este serviço em Garopaba. A estatal já perdeu a concessão em muitas cidades importantes de Santa Catarina, a começar por Joinville, município mais populoso do Estado. Aqui, além de há décadas se mostrar débil quanto ao trato do saneamento básico e ao adequado manejo das águas pluviais, expressa em alto em bom tom sua condição falha de prover um abastecimento regular de água para todo o município. ***Fundo do poço: A estatal agoniza em seus piores dias consumindo recursos públicos, enquanto os usuários dos seus serviços não têm suas necessidades adequadamente atendidas. Por quanto tempo mais a população e seus representantes devem agir com leniência ante o comportamento indolente da Casan? Se você encontrar um farofeiro na praia, com a combinação clássica frango+cerveja+farofa+pato-de-borracha, acompanhado de uma modesta CAIXA D’ÁGUA DE 1000 LITROS, sorria: você está veraneando sob o sol de Garopaba!

Comentários

  1. A culpa disso foi um ex prefeito que privatizou pra faturar "uns por fora" e quando a CASAN teve que voltar a estrutura já estava em estado deplorável. Agora pra arrumar levará um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. em uma cidade igual a nosa acho isso normal cidade cheia as pessoas criticam como se isso acontecese frequentemene, uma vez no ano o nordeste vive sem agua a anos e aqui choram de barriga cheia !

    ResponderExcluir
  3. Humor deve ser sempre sinal de inteligência e é exatamente o que vem acontecendo com o Garopaba em Alerta. Mas as Otoridades só mandam bola quicando na grande área e ai se não fizermos o GOOOL é porque somos pernas de pau ou melhor caras de pau. Não vou me alongar (aliás alongamento só na academia) pois na minha idade (6.6)todo o cuidado é pouco. O importante é saber que não criamos nada, ELLES é que criam e nós só publicamos com uma doze de humor.

    ResponderExcluir
  4. Li certo? A culpa foi de um ex-prefeito que "privatizou"? Um prefeito municipal pode privatizar uma empresa do governo estadual? Que engraçado, achei que a casan tivesse perdido sua concessão por ter "esquecido" de fazer o saneamento básico no município... mas é compreensível, pois tiveram só uns vinte anos pra isso. Coitados, mas depois de ter ficado 3 ou 4 anos fora a situação ficou "deplorável"! Quanto tempo vai precisar para arrumar por a casa em ordem? Mais vinte anos?
    Li cert 2? É normal ficar sem água? Só pra quem tem 13 anos, mata a aula de português e vive fugindo do banho e ainda fala do nordeste sem nunca ter tirado os pés de Garopaba!

    ResponderExcluir
  5. Não é de hoje que a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está com problemas. Ao longo de sua história ela não orientou sua atenção exclusivamente a população, mas a dividiu com governos de diferentes bandeiras. Hoje a empresa está sucateada e perdeu terreno em cidades fundamentais (Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, etc). Para muitos é um verdadeiro elefante branco, ineficiente, inchada e com muitos marajás recebendo super-salários, destruindo a receita pública. Um quadro de difícil reversibilidade. A saída mais inteligente é a abertura do setor ao capital privado.

    ResponderExcluir
  6. Seu anônimo das 15:57, a administração do PP privatizou sim, não renovou o contrato com a CASAN pra colocar uma empresa de fora, comandada por testas de ferro do interior paulista, porém de propriedade de bagres velhos da política sul catarinense e isso é privatização sim. O Senhor deve estar mais por fora do que rótulo de garrafa ou então deve ser uns dos que saíram com algum benefício com a falcatrua arrumada. Aprenda a ler e a interpretar antes de falar "merda". Perder a concessão é uma coisa, agora não renovar contrato por que o comando da empresa era diferente do partido do analfabeto do ex-prefeito é outra coisa. A coisa foi totalmente política, do jeito que a turma do Amim sempre fez, coisa de gente pequena sem cultura e sem tino administrativo. E nos quatro anos que essa empresa de fachada ficou no comando o que trouxe de bom? Canalizou alguma manilha de "merda"? Dúvido! Apenas acabou de sucatear e frágil estrutura que existia, ou seja a "merda" ficou ainda mais fedida. Ficar sem água não é normal sim, concordo com o "nobre e letrado" colega, só que as coisas evoluem, o número de turistas que visitam a cidade é muito maior do que nos tempos do retrógrado prefeitinho do PP, até por que a cidade cresceu com a atual administração, ou vão dizer que nos tempos dos "analfas" Garopaba era melhor do que hoje?

    ResponderExcluir
  7. Este reveilon foi palhaçada. Estava com a casa lotada e depois de toda a comilança tive que usar o único banheiro da minha casa. Não fui o único a ter esta idéia. Acontece que sem água não tinha descarga e quando abri a tampa do vaso, o que vi era assustador: parecia um ninho de naja, uma porção de cobra no meio daquela lama preta contrastando com a cerâmica clara do vaso sanitário. Sem falar da catinga, um cenário de terror ... Acabou com a reveilon, espantando todas as minhas visitas. Obrigado Casan & cia por destruir completamente a minha virada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa esta, acredito que seja verdade. Não estive aí no final do ano, mas já morei alguns anos nestsa cidade. Para Garopaba falta tudo é por isto que a chamam de PACATA GAROPABA. A hora que os Manés e os que chamam de Nativos sairem do poder deste município, certamente vingará.

      Excluir
  8. Colega das 21:47 (também letrado, mas dado a palavras de baixo calão), te enganas redondamente quando deixas a entender que vivemos outro tempo diferente do tempo dos “analfas”. Os “analfas” continuam na ativa, a diferença é que os analfas de hoje comparados com os do passado é que os de hoje estão num bando bem maior e têm temperamento de ditador. Burrice acompanhada de truculência e empáfia. Se achas que Garopaba é melhor ou pior hoje, se entendes o correr dos anos como traço de “evolução”, isso é mera questão de percepção de mundo. Se tu entendes como evolução aterro de banhado, aumento do número de pisos dos prédios e falta d’água, tudo bem, então estamos evoluindo. É uma questão de entendimento. Nem cabe discutir a qualidade dos turistas que hoje lotam a cidade. Há dez ou quinze anos atrás não se perguntava preço, se pagava e pronto. Hoje, se os visitantes puderem comprar xampú em sachet no mercado, eles levam e ainda pedem desconto. Não vou me alongar, pois este nem é o foco da discussão, apenas levantastes essa questão “de feliz”, ou por alguma razão que desconheço. Voluntarioso e paciente apenas estou te dando trela. Mas voltando a falar sobre água: se em mais de duas décadas a Casan não tomou nenhuma providência exitosa referente ao saneamento básico, deves ter o bom senso de concordar que ela não teve seu contrato renovado apenas pelo fato de sua direção ter um entendimento político divergente do da administração municipal. Houve motivo. E claro. O cidadão contribuinte estava sendo lesado em seu direito. Se em quatro anos a empresa que afirmas ser de fachada não fez nada, ela também deveria ser questionada. O “x” da questão é: insistir em dar crédito a quem já provou não ser merecedor deste. Pior, dar crédito apenas pelo fato de figurões da empresa partilharem das mesmas convicções políticas da atual gestão do município. Em empresa do governo, o que não falta é cabo eleitoral. Enquanto bagres da política catarinense sejam do PP (do Amin), ou do PMDB (do Luiz Henrique e da dupla dinâmica Ada & Walmor de Lucca) se degladiam por diferentes razões, a empresa afunda e o povo sofre com a falta d’água e tratamento inadequado (ou insuficiente) do esgoto. Se estás mais por fora que cotovelo de caminhoneiro, é porque queres. Os fatos são muito claros. Só não vê quem não quer ou quem não tem interesse em ver.

    ResponderExcluir
  9. Breve resposta ao anônimo das 22h34min de 05/01/2013.
    Prezado colega, não usei palavras de tão baixo calão como o Senhor descreveu, afinal de contas estamos no Século 21 e forma de linguagem informal faz parte de nosso dia a dia. No início da primeira administração do Prefeito eleito esmagadoramente pela maioria da população aqui de Garopaba fiz parte de sua equipe de Governo e pude constatar sim como eram arcaicos os meios de administra o município pelo “Doutor Quirino” e pelo “PHD Carlinhos”, era dar dó, por isso insisto em chamar estas administrações passadas de “ANALFAS”.
    Nos últimos quatro anos houve evolução sim, muita evolução, se o Senhor não quer enxergar é outro problema que não me cabe julgar, mas houve muita evolução sim e a resposta foi dada nas urnas novamente na última eleição. O senhor deve ser uma dessas viúvas que não se conforma com a derrocada dos partidos dos Amins e Bornhausens ou fez parte daquela seleta equipe os Carlinhos.
    Concordo com o Senhor quanto a fazer loteamento em mangue, más o senhor na época deve ter concordado em colocar lixão em cima de mangue que na minha opinião é bem pior. Quanto ser contra o aumento da quantidade de pisos a ser construída nessa cidade, vejo que o Senhor é muito retrógrado mesmo, Balneário Camboriú é quase quatro anos mais nova do que Garopaba e hoje é uma potência turística, enquanto aqui devido às pessoas com pensamento arcaico como o seu a cidade cresce igual a rabo de cavalo.
    Com relação ao turista que vem hoje para a cidade, o atual compra mais do que o de antes. Até então vinham hipies, andarihos e algumas famílias, hoje são turista Gaúchos, Paulista e de outros Estados e países.
    Os problemas no fornecimento de água não são causados pela atual administração, são problemas que se arrastam por décadas e simplesmente privatizar não é a solução, só ocorreu por que alguém levou alguma coisa.
    Os fatos são claros sim e acho que quem não quer enxergar é Vossa Senhoria.
    Termino por aqui até pra não polemizar mais e agradeço ao Site Garopaba Alerta por nos aturar e ainda publicar nossos comentários e que a água volte a jorras em nossas torneiras.

    ResponderExcluir
  10. “No início da primeira administração do Prefeito eleito esmagadoramente pela maioria da população aqui de Garopaba fiz parte de sua equipe de Governo”. Isso ajuda a explicar o teu ponto de vista. Se tens um cargo político, defendes incondicionalmente determinadas posturas políticas, independente de serem éticas ou não. Se fores crítico, estás no olho da rua. A comida da tua mesa depende disso. A meu respeito, se lhe importa, não sou viúvo (pois não sou casado) e também não participei de equipe seleta de ninguém. Nem quero. Estou bem feliz longe do funcionalismo público, principalmente de cargos políticos. Não devo nada pra ninguém. Escreveste uma pérola sobre o turismo: “Até então vinham hipies, andarihos e algumas famílias, hoje são turista Gaúchos, Paulista e de outros Estados e países.” Gaúchos, paulistas e turistas de outros países só deram o ar de sua graça nos últimos quatro anos? Tu estás de brincadeira, não? Vou interpretar tua frase como parte do teu irônico senso de humor... A oratória daquele que tão bem servistes é realmente divinal, um português distinto e impecável ... à moda do MOBRAL. Um perfeito lorde (...abo)! Sendo assim, podemos considerar os outros prefeitos citados como doutores ou PHDs (já usando tuas próprias palavras) sem problema algum. Teu senso de humor é mesmo impagável. Quando visitares Camboriú, não deixes de apreciar a bela orla marítima no Monte Alegre. Uma pena não terem colocado um mirante nesta comunidade tão serena, não acha? Uma vista tão linda! Não deixe de se refrescar na praia central, ali no pontal norte. Ou dê um mergulhinho na Praia de Taquaras. Aproveita a viagem e conheça o Jardim Praiamar, em Itapema. Está crescendo assustadoramente! Também acho que privatizar a água não é a solução, mas sim conceder a exploração do serviço a alguma empresa competente ao invés da Casan, que por décadas não provou ser suficientemente competente (aliás, em lugar nenhum do Estado, nem na capital que é pra onde escoa os recursos dos contribuintes). Não precisa me chamar de Senhor. Pode me chamar apenas de senhor. Senhor é o Senhor Deus de Israel. Sou apenas um humilde servo. Fico por aqui, tenho que ir pro trabalho. Aqui em casa não tem político nenhum pra pôr comida na mesa. Um abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  11. é bem assim por disputas eleitorais ou eleitoreiras de grupinhos q Garopaba nao cresce...pois mandam duas ELITES...uma no PODER OUTRA NA OPOSIÇÃO e o povo no meio das duas sofrendo com a falta de CRIATIVIDADE, DE IMAGINAÇÃO, de GESTÃO e ate de SABER...com uma Camara SUBSERVIENTE, onde sempre o ALCAIDE TEM MAIORIA E FAZ O Q BEM ENTENDE OU O Q MANDAM SEUS FINANCIADORES DE CAMPANHA...O PODER ECONOMICO DE GAROPABA Q SE JUNTA AO PODER POLITICO E COLOCA OS "INATIVOS GAUCHOS" Q AI MORAM EM TOTAL ESCURIDÃO...EM TODOS OS SENTIDOS...tornando-os sem interesse se nao o de apenas descansar e aturar os POLITICOS INCAPAZES Q ADMINISTRAM A BELA GAROPABA.- jader martins.-

    ResponderExcluir
  12. Caro anônimo das 07h36min do dia 09.01.2013, pra mim tu não passas de um frustrado que ainda não assimilou as duas derrotas esmagadoras nas duas últimas eleições municipais. Pra não me alongar já que não mereces tanta atenção assim, além de frustrado, também és um baita bagre ensaboado, pois quando te questionei quanto ao lixão que poluiu todo o mangue na administração dos “ANALFAS” Quirino e Carlinhos mudasse de assunto. Só pra teu conhecimento, participei da administração por um curto período de tempo, más não por dinheiro, já que sou empresário e tenho uma renda mensal muito boa, aquilo que recebia ali não pagava nem a cantina dos meus filhos na faculdade, se tivesse te conhecido antes, poderia até doar pra você a título de esmola para complementação de sua renda. Pra você nunca esquecer: “Participei da administração apenas a título de colaboração”. Um grande abraço e fica com DEUS

    ResponderExcluir
  13. Pelo visto o anônimo das 07h36min se calou mesmo, más é sempre assim, é só falar umas verdades como a do lixão que o Quirino e o Carlinho fizeram em cima do mangue, que os covardes de plantão se escondem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ÔNIBUS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PARA UNS SIM E PARA OUTROS NÃO?

VERDADE, VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL, SOBRE A CERVEJA.